A tecnologia Flash é uma ferramenta poderosa para desenvolvimento de páginas WEB, porém, infelizmente, páginas desenvolvidas em Flash com versões anteriores a MX são impossíveis de serem lidas pelos Leitores de telas atuais, tornando-as inacessíveis.

Muitas vezes, um simples objeto Flash em uma página HTML simples, por exemplo, um banner, pode tornar a página inacessível, pois o mesmo pode causar o travamento da navegação na página pela tecla TAB.

Para contornar problemas de acessibilidade, a Macromedia lançou recentemente o Flash MX, uma nova versão do software que atende requisitos de acessibilidade da Seção 508 e que prove suporte ao MSAA (Microsoft Active Accessibility), permitindo assim que programas leitores de tela que interpretam esta tecnologia da Microsoft, tenham acesso ao conteúdo dos objetos Flash. Isto significa que a partir da versão MX, elementos de texto, botões, campos de entrada de dados, clips, navegação via teclado, entre outros recursos em páginas Flash, podem ser acessíveis.

Além do suporte ao MSAA, foi criado um novo painel, denominado, painel de acessibilidade. Este painel permite aos desenvolvedores utilizarem textos equivalentes para um elemento simples ou grupos de elementos.

Embora a Macromedia venha trabalhando no sentido de tornar acessível os objetos Flash, cabe lembrar que estes recursos só estão disponíveis a partir do Flash MX e para que estes funcionem corretamente, o usuário deverá ter instalado o Macromedia Flash Player 6.

Caso seja inevitável a utilização de Flash, procure criar páginas alternativas sem Flash, ou desenvolva utilizando as novas ferramentas. não esqueça de dispor pelo menos um link alternativo informando sobre a necessidade de instalar o Macromedia Flash Player 6.

Para saber mais sobre Acessibilidade e Flash MX acesse : http://www.adobe.com/br/help/accessibility.html