Whatsapp: Função permite descobrir localização do contato via GPS

Você gostaria de saber como rastrear a localização de amigos e familiares no WhatsApp, através de aparelhos Android e iOS? Saiba que o próprio aplicativo fornece uma opção de consulta, através de uma ferramenta voluntária que depende apenas do usuário liberar ou não o compartilhamento através do GPS.

Nas recentes atualizações do WhatsApp, o app permite que seus usuários possam compartilhar a localização individual, para que outros usuários possam descobrir onde eles estão.

Porém para que seja possível rastrear o WhatsApp é preciso verificar se o aplicativo no Iphone ou aparelhos Android está com as configurações ativadas, permitindo que o aparelho celular possa ser localizado pelo sinal de GPS.

Atualmente a localização pode ser compartilhada em três opções de tempo:

  • Rastreio de WhatsApp por 15 minutos
  • Rastreio de WhatsApp por 1 hora
  • Ou rastreio de WhatsApp por 8 horas

A funcionalidade ficará ativada em tempo real, porém é preciso que haja conexão com a internet, via 3G, 4G ou Wi-Fi.

Como rastrear e enviar a localização em tempo real no Android?

Em aparelhos Android é preciso acessar a área de ferramentas do aplicativo “Localização”.

  • Na conversa com o familiar ou amigo que deseja permitir o rastreio, clique no ícone “Clipe” ao lado do ícone da câmera na conversa.
  • Depois clique no ícone que está entre “Áudio” e “Contato”, o “Localização”.
  • Então será necessário ativar o GPS caso ele esteja desativado.
  • Depois clique em “Localização em tempo real”, aí é só clicar em “Continuar”.
  • Então escolha o tempo que irá permitir o rastreio, 15 minutos, 1 ou 8 horas. Se for o caso, escreva algum recado e então clique na seta verde para finalmente compartilhar a localização.
  • No chat o amigo ou familiar poderá tocar no quadrado da localização e então acompanhar a movimentação em tempo real.

Como rastrear e enviar a localização em tempo real no iPhone (iOS)?

  • O passo a passo é parecido no iPhone. Primeiramente abra o chat do amigo ou familiar que deseja permitir o rastreio. Então clique no botão “+”.
  • Depois clique na opção “Localização”. Então ative o GPS caso ele esteja desativado.
  • Toque em “Localização em tempo real” e também escolha por quanto tempo deseja compartilhar a informação (15 minutos, 1 ou 8 horas). Então escreva algum recado se for o caso e depois envie a mensagem e a localização, clicando no ícone SETA.
  • No mesmo chat o seu familiar ou amigo poderá clicar na opção enviada e “Ver Localização em Tempo Real”. O passo a passo do usuário poderá ser monitorado durante o tempo pré estabelecido.

Lembrando que este procedimento é feito somente com o consentimento do usuário que está compartilhando a informação de localização. Não é possível fazer isso sem que a pessoa saiba através do WhatsApp. Inclusive o rastreio sem autorização prévia é considerado “Invasão de Privacidade” e é crime.

Esta opção criada pelo WhatsApp funciona como um mecanismo de segurança. Onde ao ir em algum lugar suspeito ou até mesmo uma saída durante o dia dos filhos, as informações do GPS em tempo real podem evitar diversos transtornos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *