O sucesso de qualquer negócio depende de diversos fatores, como a qualidade de produtos e serviços, do atendimento prestado aos clientes, e muito mais. Uma marca também precisa de uma identidade visual única, para torná-la reconhecível em qualquer lugar. Esta identidade pode ser resumida em um elemento que merece atenção, o logo.

Seja para acompanhar tendências ou ser criada com base em um elemento específico, a construção do logo é uma etapa crucial. Por isso, para facilitar o cotidiano dos empreendedores, neste artigo será possível acompanhar 3 exemplos de softwares para criar um logo. Acompanhe a seguir.

1 – CorelDRAW

O Corel, como é popularmente conhecido, é um programa com foco em design. É possível utilizá-lo seja para criações voltadas para o meio digital, quanto para peças impressas. Sua interface é bem diferente dos demais softwares do setor.

Como funciona: para usar o software é possível testá-lo durante 15 dias. Uma das grandes utilidades do Corel é a de vetorizar imagens, ou seja, editar os elementos presentes nela, sem que haja redução na qualidade da criação. No caso de logos que exijam esta função, o CorelDRAW será essencial.

Vantagens: período gratuito para teste, configurações avançadas, vetorização de imagens

2 – Adobe Illustrator

O Illustrator é um dos softwares mais conhecidos quando o assunto é logotipo. O programa possui uma série de funcionalidades que podem ser exploradas tanto por iniciantes quanto por profissionais. Assim como no Corel, o Illustrator também possui a função de vetorização, o que o torna ainda mais atrativo na hora de criar um logo.

Como funciona: o programa deve ser comprado diretamente no site da Adobe. Existe um período de teste gratuito para quem pretende conhecer a ferramenta antes de adquirí-la. Através do Illustrator é possível ir à fundo na criação de uma marca, já que o mesmo possui configurações bem avançadas.

Vantagens: período de teste, configurações avançadas, reputação da Adobe, vetorização

3 – Canva

Diferente dos outros dois softwares citados anteriormente, o Canva funciona online. Através de seu site o sistema oferece uma infinidade de templates para facilitar na hora de iniciar a criação de um logotipo.

Como funciona: para utilizar o Canva é possível fazer uma conta gratuita ou paga. Para iniciantes, a conta gratuita é mais do que suficiente para começar a conhecer a ferramenta.

Depois de fazer login o Canva possibilita a escolha do design de inúmeras peças, entre elas o logo. Após escolher este tipo de design, o software apresenta uma infinidade de modelos de logos disponíveis para serem editadas. Mudar a cor, a fonte, os elementos do logo.

Vantagens: funciona online, possui versão gratuita, fácil de manusear.

O logotipo é um elemento realmente delicado e que pode exigir bastante tempo para sua criação. Trata-se de um componente que vai estar presente durante toda a jornada de um projeto ou negócio. Seja na etapa de concepção ou renovação de uma marca é preciso agir com profissionalismo. Lembrar disso é essencial para quem busca construir uma marca sólida que emita mais que uma mensagem, mas valores.