Lupa Digital

Category: Internet

WhatsApp caiu? 10 alternativas ao WhatsApp bloqueado

Por algumas vezes no último ano o whatsapp ficou bloqueado para usuários do Brasil. Na ocasião, o aplicativo mais baixado do país, ficou fora do ar por mais de 24 horas, atendendo a uma determinação judicial.

Usuários acostumados a trocar mensagens instantâneas pelo smartphone tiveram que encontrar alternativas ao WhatsApp.

Se você não se imagina nos dias atuais ficar  sem teclar com amigos, colegas e familiares pelo celular, ou precisa da ferramenta para seu trabalho, é bom conhecer opções de função semelhante. Quem sabe você não gosta delas e faz a troca permanente?

Opções não faltam para você manter a comunicação por mensagens instantâneas.

10 alternativas se o WhatsApp caiu

Seja por motivos pessoais ou profissionais, você pode enfrentar dificuldades com o bloqueio do WhatsApp. Para não perder contato com pessoas queridas ou mesmo deixar que isso atrapalhe seus negócios, confira 10 apps que se candidatam a alternativas.

Telegram

Esse é o principal postulante a substituir o WhatsApp. Assim como o app mais famoso, o Telegram permite a comunicação por texto, vídeo e imagens. Como recurso adicional, é possível compartilhar documentos em formatos diversos, como pdf e doc. É totalmente gratuito e sem propagandas.

Viber

Há quem o considere o Viber como a melhor opção para substituir o WhatsApp. E um fato que colabora para isso é a sua disponibilidade em vários sistemas operacionais – não apenas nos tradicionalmente mais utilizados. Funciona de forma muito semelhante: usa o número do seu telefone como informação de contato e possibilita desde a troca de mensagens a chamadas.

Facebook Messenger

O app está ligado ao Facebook, mas funciona de forma parecida ao WhatsApp. Com ele, você pode trocar mensagens de texto, voz e emoticons. O ponto negativo é que só é possível conversar com contatos de sua rede social.

Aprenda a fazer download de vídeos do Facebook

Hangouts

Quem tem uma conta Google, pode contar com essa opção, que tem também quase todos os recursos do WhatsApp. Permite a troca de mensagens por texto, criar grupos e até realizar videoconferências. Como recurso extra, adicionou o serviço de envio de mensagens no formato SMS.

Skype

Com nova versão para Android, o programa de mensagens da Microsoft ganha ainda mais popularidade. Nascido para computadores, ele migrou para dispositivos móveis, onde também oferece a possibilidade de trocar mensagens por texto ou vídeo – esse, aliás, é o recurso de destaque do app. Ponto negativo é o excesso de propagandas.

WeChat

O “WhatsApp chinês” faz tudo o que o original faz e com um bônus: a função “Olhar ao Redor” possibilita ao usuário encontrar pessoas próximas. O app também se contecta ao Facebook, permitindo que seus contatos o localizem de forma rápida.

Line

Os stickers, simpáticas figurinhas, são o diferencial desse aplicativo, trazendo mais diversão para a conversação. Permite troca de mensagens de texto e também faz chamadas. Tem como diferencial a plataforma QR Code acoplada. Mas peca ao não mostrar quando um amigo está online.

KaKaoTalk

Pouco popular no Brasil, mas cheio de funcionalidades: oferece mensagens de texto, de voz, com imagens, áudios e ainda compartilha eventos e contatos. Uma facilidade é que o app sincroniza automaticamente os números da agenda do usuário, adicionando-os à lista do aplicativo.

Kik Messenger

Opção um pouco mais limitada, pois conta com a troca de mensagens de texto, por voz e por imagens de forma instantânea, mas não oferece a possibilidade de fazer chamadas.

Groupme

Entre as alternativas ao WhatsApp, esse aplicativo é indicado para quem gosta de conversas em grupo. Troca mensagens instantâneas pela internet ou via SMS. Ou seja, mesmo offline, ele segue funcionando (e cobrando pelo envio nesses casos, claro). Não oferece a possibilidade de conversa individual.

Por que o WhatsApp foi bloqueado?

Se você busca alternativas ao WhatsApp, deve estar se perguntando: afinal, por que o app foi bloqueado? Segundo nota do Tribunal de Justiça de São Paulo, a determinação partiu da 1ª Vara Criminal de São Bernardo do Campo, a partir de processo que corre em segredo de justiça.

A informação é que o WhatsApp não atendeu a uma determinação judicial em julho e também a nova notificação, em agosto. “O Ministério Público requereu o bloqueio dos serviços pelo prazo de 48 horas, com base na lei do Marco Civil da internet, o que foi deferido pela juíza Sandra Regina Nostre Marques”, diz a nota.

Segundo o site Consultor Jurídico, a origem do bloqueio estaria na prisão de um homem acusado de latrocínio, tráfico de drogas e associação ao Primeiro Comando da Capital (PCC) pela Polícia Civil de São Paulo, em 2013. Nas investigações, a Justiça solicitou ao Facebook, proprietário do WhatsApp, o acesso a informações e dados de usuários do aplicativo, mas não foi atendida.

Liminar autoriza desbloqueio nesta quinta

No início da tarde de hoje (17/12), uma liminar do desembargador Nilson Xavier de Souza, da 11ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de São Paulo, determinou a liberação do WhatsApp. Uma comissão formada pelo desembargador e outros dois colegas do TJSP ainda deve julgar a questão. Se for improcedente, o bloqueio pode voltar. Mas, vale considerar que o TJSP entra em recesso a partir desta sexta-feira (18/12). Portanto, os prazos ficam suspensos e as atividades são retomadas em 18 de janeiro.

Firefox: Nova versão trás melhorias de navegação e velocidade

A Mozilla publicou em seu blog sobre tecnologia, uma guia sobre como tornar o uso do navegador Firefox mais rápido e eficaz.

O artigo lista algumas dicas para se manter no controle da navegação, minimizando inconvenientes e surpresas on-line, como páginas com auto rolagem, imagens pesadas, vídeos e áudios automáticos e popups invasivos.

Abaixo você pode ler esta dicas e outras, sobre alguns recursos adicionais incluídos na versão atual do Firefox, confira:

Pesquisa facilitada e mais rápida

A pesquisa é uma das atividades mais comuns que as pessoas realizam quando estão on-line. Por isso, estamos sempre procurando maneiras de simplificar essa experiência. Hoje, estamos melhorando a experiência de pesquisa para torná-la mais rápida, mais fácil e mais conveniente, permitindo:

  • Pesquisando em várias guias – Você sabia que, se digitar “%” na sua Barra do Awesome, poderá pesquisar nas guias do seu computador? Se você tiver mais de um dispositivo no Firefox Sync, também poderá pesquisar nas guias dos seus outros dispositivos. Agora você pode pesquisar no menu de sobreposição de guias, que aparece quando você tem um grande número de guias abertas em uma janela. Quando isso acontecer, você verá no lado direito do sinal de mais (onde você normalmente abre uma nova guia) uma seta para baixo. Isso é chamado de menu de estouro da guia. Basta clicar nele para encontrar a nova caixa para pesquisar suas guias.
  • Pesquisando em navegação privada – Às vezes, você prefere que seu histórico de pesquisa não seja salvo, como quando você planeja uma festa surpresa ou um presente. Agora, quando você abre uma nova guia na Navegação Privada, você verá uma barra de pesquisa com seu mecanismo de pesquisa padrão – Google, Bing, Amazon.com, DuckDuckGo, eBay, Twitter ou Wikipedia. Você pode definir seu mecanismo de pesquisa padrão quando acessa Preferências, Pesquisa e, em seguida, Mecanismo de pesquisa padrão.

Nenhuma página mais irritante salta com rolagem mais suave

Você já se viu imerso em um artigo on-line e, de repente, uma imagem ou anúncio é carregado do topo da página e você perde o seu lugar. Imagens ou anúncios são carregados mais lentamente do que o conteúdo escrito em uma página e, sem a ancoragem de rolagem no lugar, você fica pulando na página. O lançamento de hoje apresenta ancoragem de rolagem. Agora, a página lembra onde você está, para que você não seja interrompido pelo carregamento lento de imagens ou anúncios.

Bloquear conteúdo de reprodução automática por padrão

Já abriu uma nova página e, de repente, é bombardeada com barulho? Bem, não se preocupe mais. A partir da próxima semana, estaremos lançando a paz que o silêncio traz com nosso último recurso, bloquear a reprodução automática. Veja como usar a reprodução automática de blocos:

  • Cenário 1: para quem quer paz e tranquilidade na Web : acesse um site que reproduz vídeos ou áudio, pode ser um site de notícias ou site conhecido por hospedar filmes e programas de TV; o recurso Autoplay de blocos interromperá o áudio e vídeo de reprodução automática. Se você quiser ver o vídeo, basta clicar no botão play para assisti-lo.

Haverá casos em que alguns sites, como mídias sociais, desativam automaticamente o som, mas continuam a reproduzir o vídeo. Nesse caso, o novo recurso de reprodução automática de blocos não interromperá a reprodução do vídeo.

  • Cenário # 2 – Para o observador compulsivo : Se os seus planos para o fim de semana envolverem a recuperação de sua série de TV favorita, você vai querer torná-lo livre de interrupções. Para reproduzir os vídeos continuamente, clique em reproduzir e todos os vídeos subsequentes serão reproduzidos automaticamente, assim como o site pretendia. Isso se aplicará a todos os sites de streaming, incluindo Netflix, Hulu e YouTube. Para continuar a reproduzir automaticamente a partir do primeiro vídeo, você deve adicionar esses sites à sua lista de permissões.

Para ativar a reprodução automática nos seus sites favoritos, adicione-os à sua lista de permissões visitando o centro de controle – que pode ser encontrado clicando no “i” minúsculo com um círculo na barra de endereço. De lá, vá para Permissões e selecione “permitir” no menu suspenso para reproduzir mídia automaticamente com som.

Pesquisa facilitada e mais rápida

A pesquisa é uma das atividades mais comuns que as pessoas realizam quando estão on-line. Por isso, estamos sempre procurando maneiras de simplificar essa experiência. Hoje, estamos melhorando a experiência de pesquisa para torná-la mais rápida, mais fácil e mais conveniente, permitindo:

  • Pesquisando em várias guias – Você sabia que, se digitar “%” na sua Barra do Awesome, poderá pesquisar nas guias do seu computador? Se você tiver mais de um dispositivo no Firefox Sync, também poderá pesquisar nas guias dos seus outros dispositivos. Agora você pode pesquisar no menu de sobreposição de guias, que aparece quando você tem um grande número de guias abertas em uma janela. Quando isso acontecer, você verá no lado direito do sinal de mais (onde você normalmente abre uma nova guia) uma seta para baixo. Isso é chamado de menu de estouro da guia. Basta clicar nele para encontrar a nova caixa para pesquisar suas guias.
  • Pesquisando em navegação privada – Às vezes, você prefere que seu histórico de pesquisa não seja salvo, como quando você planeja uma festa surpresa ou um presente. Agora, quando você abre uma nova guia na Navegação Privada, você verá uma barra de pesquisa com seu mecanismo de pesquisa padrão – Google, Bing, Amazon.com, DuckDuckGo, eBay, Twitter ou Wikipedia. Você pode definir seu mecanismo de pesquisa padrão quando acessa Preferências, Pesquisa e, em seguida, Mecanismo de pesquisa padrão.

 

Todos os detalhes da atualização mais recente do Firefox você pode conferir aqui.

5 sites para fazer download de vídeos do Facebook, whatsapp e instagram

download videos facebook, instagram e twitter

Está pensando em fazer um download de vídeos do Facebook, WhatsApp ou do Instagram? Saiba que existem sites especializados neste tipo de “serviço” e este será justamente o tema de nosso artigo.

Muitas vezes encontramos vídeos legais no Facebook, WhatsApp ou até mesmo no Instagram, porém queremos compartilhá-los com nossos amigos, parceiros, familiares, usá-los em edições de vídeo, mas nem sempre é possível, onde a única solução é fazer o download e então dar o destino planejado.

Pensando nestas situações surgiram os sites de dowloads de vídeos e imagens das redes sociais, onde normalmente basta colar a URL (link) de onde o arquivo está sendo exibido e iniciar o download, sem qualquer complicação. Muitos ainda oferecem a conversão para formatos em MP4, M4V, MOV, AVI, FLN, MPG, MP3, WMV, WAV entre outros, entregando o vídeo já no formato suportado por seu aparelho, ou para aquele na qual deseja enviar.

E é por isso que hoje resolvemos apresentar os 5 melhores sites para fazer download gratuito de vídeos destas três redes sociais do nosso querido Mark Zuckerberg.

Atenção!

É preciso lembrar que todos os vídeos contam com direitos autorais, portanto é preciso pedir autorização prévia dos usuários antes de utilizá-los de forma comercial, realizar compartilhamentos e outras atitudes que possam envolver este material. É lei.

5 sites para fazer download de vídeos do Facebook, whatsapp e instagram

  • Aplicativo e site Easy Downloader

O aplicativo e site EasyDownloader pode ser usado para baixar seus vídeos do Facebook e Intagram, apenas colando a URL (Facebook) ou clicando no botão especial (Instagram), onde em poucos segundos o vídeo é adicionado a sua galeria ou baixado em seu computador.

Este aplicativo é muito simples e pesa menos de 1mb em sua memória, afinal sua função é apenas criar um caminho para que o vídeo possa ser baixado.

Conheça mais sobre o app e faça o download:

https://play.google.com/store/apps/details?id=com.xper.easydownloader.pictures

  • Regrammer

Outra ferramenta e site que permite o download de vídeos das redes sociais é o Regrammer. Assim como boa parte dos sites com estas finalidades, basta utilizar a URL do vídeo que deseja baixar no Regrammer, que em poucos segundos ele faz o seu trabalho.

Conheça o site:

http://www.regrammer.com/

  • Facebook Video Downloader

Para quem encontrou aquele vídeo de gatinho no Facebook e deseja fazer o download para enviar no WhatsApp ou publicar em outra rede social, existe um site chamado Facebook Video Downloader, onde basta inserir a URL do vídeo que deseja baixar, clicar em “Download” que automaticamente o vídeo vai parar em sua galeria ou no HD do seu computador. O passo a passo é muito simples, pois o objetivo é realmente facilitar a vida de quem quer desfrutar deste tipo de serviço.

Conheça o site:

https://www.fbdown.net/

Sites para baixar vídeos do WhatsApp

No caso do maior mensageiro do mundo, o WhatsApp, você pode baixar qualquer vídeo que for enviado para você ou através do grupo em que participa e então compartilhar com outros usuários da mesma rede, fazer o upload em outra rede social, transferir do celular para o computador ou até mesmo fazer o download direto do app no computador através do WhatsApp Web.

Mas para quem está querendo encontrar vídeos para baixar e compartilhar no WhatsApp, saiba que existem sites específicos para esta finalidade. Entre eles está o WhatsTube:

  • https://www.whatstube.com.br/categoria/videos/videos-whatsapp/

Após encontrar o vídeo desejado na pesquisa, basta clicar sobre o vídeo para assisti-lo online ou clicar em “baixar” logo abaixo do vídeo. É muito simples.

Para quem quer baixar um vídeo do Status do WhatsApp, existe um app fácil de usar chamado Story Saver for WhatsApp

Este app só está disponível para Android. Basta abrir o stories que deseja dos seus contatos no Whats e então clique em “save” através do app.

Muito fácil.

Dicas de bancos de imagens gratuitas

Confira algumas dicas de sites que possuem imagens gratuitas para serem utilizadas em seus projetos na internet

Está escrevendo um artigo e precisa de uma imagem legal, com uma ótima resolução, mas não gostaria de pegar alguma do Google Imagens e ser pego no plágio ou ser notificado por direitos autorais? Saiba que na internet existem diversos bancos de imagens gratuitas e hoje estaremos apresentando os principais e mais conceituados.

Além disso, também estaremos dando algumas outras dicas e falando um pouco sobre o que são esses bancos de imagens, muito utilizados por grandes jornais, revistas e empresas que utilizam a todo o momento fotos e imagens para divulgar seus trabalhos.

O que é um banco de imagens?

Um banco de imagens é um serviço, normalmente online, onde é possível realizar o download de imagens e fotografias em boa resolução, totalmente prontas para uso. Essas imagens normalmente são utilizadas por áreas de publicidade, propaganda e também design. Existem bancos de imagens onde é necessário realizar o pagamento para efetuar o download da imagem e também existem outros onde os “donos” autorizam o uso das imagens de forma totalmente gratuita.

Apesar de parecer algo recente, o conceito de banco de imagens é algo muito antigo, desde os primeiros jornais dos anos 20, onde desde então, revistas, jornais e profissionais da área recorrem a esses bancos para não cometerem o erro utilizar uma imagem com direito autoral.

Mas o conceito apesar de ser bem interessante é considerado por alguns como uma prática preguiçosa de fazer o serviço, afinal em vez de utilizar uma imagem própria, o profissional para economizar tempo e trabalho, acaba utilizando destes meios.

Os clientes mais comuns destes bancos de imagens, sejam eles gratuitos ou pagos, são agências de publicidade, áreas de marketing e comunicação, editoras, revistas, jornais, sites, artistas e design gráfico, empresas de fotografias, entre outras.

Existem inclusive serviços dedicados a gerarem fotos diariamente para alimentar estes bancos.

Porque usar imagens destes bancos gratuitos?

Toda imagem possui um direito autoral, e nem todos possuem condições de comprar os direitos de imagem. Uma solução criada através da internet foram os bancos gratuitos de imagens, dos quais são alimentados por voluntários cadastrados e que autorizam a utilização das imagens e também por sites que compram as mesmas e as disponibilizam gratuitamente. A renda nestes casos é obtida através de patrocinadores e também das publicidades espalhadas nestes bancos, como por exemplo, as do Google Adsense.

O download e a utilização das imagens destes bancos gratuitos é a garantia de que você não estará usando uma imagem com direito autoral e nem será passível de punição por conta de seus autores.

Os melhores bancos de imagens grátis da atualidade

E entre esses bancos de imagens gratuitos, alguns se destacam por conta da qualidade, disponibilidade de imagens, quantidade e variedade. O Pixabay, por exemplo, o primeiro de nossa lista, conta com nada menos do que 1,4 milhões de imagens em alta resolução, é possível se cadastrar para efetuar o download de conteúdo exclusivo, enviar suas próprias fotos autorais para o acervo e também participar da votação de melhor imagem, deixar seus comentários e muito mais. É como se fosse uma grande rede social de imagens que podem ser utilizada em seus projetos.

Selecionamos cinco dos melhores bancos de imagens gratuitas da internet, confira a lista:

Em todos para efetuar o download, basta realizar a sua pesquisa no site, definir qual imagem pretende utilizar, clicar nela e depois clicar no “botão de download”. Como citamos acima, algumas exigem o login na plataforma para que seja possível baixar, mas o cadastro normalmente é rápido e fácil.

Para aqueles que precisam de vídeos sem direito autoral, algumas das opções acima (O pixabay é uma delas), contam com uma área exclusiva para pequenos vídeos em qualidade HD e 4k. Os vídeos são bem interessantes para fazer parte de sua edição profissional do YouTube, por exemplo.

A qualidade das imagens e vídeos é surpreendente. Não tem por que mais baixar imagens duvidosas através do Google Imagens.

Copyright © 2019 Lupa Digital

Arka Conteúdo