Dicas de bancos de imagens gratuitas

Confira algumas dicas de sites que possuem imagens gratuitas para serem utilizadas em seus projetos na internet

Está escrevendo um artigo e precisa de uma imagem legal, com uma ótima resolução, mas não gostaria de pegar alguma do Google Imagens e ser pego no plágio ou ser notificado por direitos autorais? Saiba que na internet existem diversos bancos de imagens gratuitas e hoje estaremos apresentando os principais e mais conceituados.

Além disso, também estaremos dando algumas outras dicas e falando um pouco sobre o que são esses bancos de imagens, muito utilizados por grandes jornais, revistas e empresas que utilizam a todo o momento fotos e imagens para divulgar seus trabalhos.

O que é um banco de imagens?

Um banco de imagens é um serviço, normalmente online, onde é possível realizar o download de imagens e fotografias em boa resolução, totalmente prontas para uso. Essas imagens normalmente são utilizadas por áreas de publicidade, propaganda e também design. Existem bancos de imagens onde é necessário realizar o pagamento para efetuar o download da imagem e também existem outros onde os “donos” autorizam o uso das imagens de forma totalmente gratuita.

Apesar de parecer algo recente, o conceito de banco de imagens é algo muito antigo, desde os primeiros jornais dos anos 20, onde desde então, revistas, jornais e profissionais da área recorrem a esses bancos para não cometerem o erro utilizar uma imagem com direito autoral.

Mas o conceito apesar de ser bem interessante é considerado por alguns como uma prática preguiçosa de fazer o serviço, afinal em vez de utilizar uma imagem própria, o profissional para economizar tempo e trabalho, acaba utilizando destes meios.

Os clientes mais comuns destes bancos de imagens, sejam eles gratuitos ou pagos, são agências de publicidade, áreas de marketing e comunicação, editoras, revistas, jornais, sites, artistas e design gráfico, empresas de fotografias, entre outras.

Existem inclusive serviços dedicados a gerarem fotos diariamente para alimentar estes bancos.

Porque usar imagens destes bancos gratuitos?

Toda imagem possui um direito autoral, e nem todos possuem condições de comprar os direitos de imagem. Uma solução criada através da internet foram os bancos gratuitos de imagens, dos quais são alimentados por voluntários cadastrados e que autorizam a utilização das imagens e também por sites que compram as mesmas e as disponibilizam gratuitamente. A renda nestes casos é obtida através de patrocinadores e também das publicidades espalhadas nestes bancos, como por exemplo, as do Google Adsense.

O download e a utilização das imagens destes bancos gratuitos é a garantia de que você não estará usando uma imagem com direito autoral e nem será passível de punição por conta de seus autores.

Os melhores bancos de imagens grátis da atualidade

E entre esses bancos de imagens gratuitos, alguns se destacam por conta da qualidade, disponibilidade de imagens, quantidade e variedade. O Pixabay, por exemplo, o primeiro de nossa lista, conta com nada menos do que 1,4 milhões de imagens em alta resolução, é possível se cadastrar para efetuar o download de conteúdo exclusivo, enviar suas próprias fotos autorais para o acervo e também participar da votação de melhor imagem, deixar seus comentários e muito mais. É como se fosse uma grande rede social de imagens que podem ser utilizada em seus projetos.

Selecionamos cinco dos melhores bancos de imagens gratuitas da internet, confira a lista:

Em todos para efetuar o download, basta realizar a sua pesquisa no site, definir qual imagem pretende utilizar, clicar nela e depois clicar no “botão de download”. Como citamos acima, algumas exigem o login na plataforma para que seja possível baixar, mas o cadastro normalmente é rápido e fácil.

Para aqueles que precisam de vídeos sem direito autoral, algumas das opções acima (O pixabay é uma delas), contam com uma área exclusiva para pequenos vídeos em qualidade HD e 4k. Os vídeos são bem interessantes para fazer parte de sua edição profissional do YouTube, por exemplo.

A qualidade das imagens e vídeos é surpreendente. Não tem por que mais baixar imagens duvidosas através do Google Imagens.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *