O smartphone se tornou um item de primeira necessidade na vida moderna. Como ele é usado com frequência, por vezes em tempo integral, fazemos com que o aparelho trabalhe demais. Um dos sinais mais evidentes da sobrecarga é quando percebemos o celular esquentando. Antes de mandar para assistência técnica, faça alguns testes.

Celular esquentando: por que isso acontece?

Via de regra, celular esquentando é sinal de que ele está trabalhando acima da sua capacidade. A principal dica dos especialistas é retirar tudo o que não for necessário. Isso significa desinstalar aplicativos e tomar alguns cuidados na conservação.

Celular esquentando é sinal de que ele está trabalhando acima da sua capacidade.

O que fazer com o celular esquentando

Veja a seguir oito ações que vão trazer alívio para a sobrecarga no seu celular.

Retire as notificações

Aqueles avisos que aparecem na sua tela sempre que surge uma novidade podem fazer seu celular trabalhar mais. Como o objetivo é o oposto, é melhor desativar esse recurso.

Comprou aplicativo para Android e se arrependeu? Peça reembolso

Ajuste o brilho

Evite deixar o brilho da tela no nível máximo e reduza a intensidade, de maneira que você consiga enxergar. A iluminação excessiva diminui a vida útil da bateria.

Backgrounds animados

Eles são muito engraçadinhos, mas se enquadram entre os “devoradores de bateria”. Quer fazer um teste? Aposte no “pretinho básico”. Sim, o fundo de tela preto é o que menos consome recursos.

GPS para quê?

A menos que você passe o dia todo dirigindo, é melhor desativar o GPS.

Tire o que está sobrando

Celular esquentando também é sinal de que a sobrecarga de trabalho está afetando a bateria. Para aliviar esse sintoma, elimine os aplicativos que não esteja usando (eles podem consumir muita memória, superaquecendo o aparelho).

Desligue o bluetooth

O ideal é que o bluetooth seja ligado apenas quando você realmente precisar dele. Caso contrário, o seu celular fica emitindo um sinal constante. Isso também faz com que ele trabalhe muito além do necessário, e pode colaborar para o aquecimento.

Desative o wi-fi

Certo, você não vive sem internet. O seu telefone também não. Por isso, quando o wi-fi está ativado, ele passa o tempo todo procurando sinal. O resultado disso pode ser o celular esquentado.

Pacote de dados

Assim como ocorre com o wi-fi, quando não estiver usando, é melhor desativar oplano de dados da sua operadora. O motivo é o mesmo das outras aplicações: o aparelho fica o tempo todo tentando conectar. Imagine tentar se conectar a várias aplicações ao mesmo tempo. Impossível não acabar com o celular esquentando.

 

Entenda em que situações monitorar celular é considerado crime