• Aumentar letra
  • Letra normal
início da área de conteúdo

3. Sobre a Cartilha

Imprimir

3.1 Objetivo

Esta cartilha tem o objetivo de mostrar regras básicas de buy levitra low price acessibilidade, que podem ser usadas de forma simples e rápida, permitindo o mínimo de acessibilidade para páginas WEB.

Esta cartilha não tem a intenção de ensinar a linguagem HTML.

3.2 Esclarecimentos iniciais

3.2.1 Como pode uma pessoa cega usar um computador e canadian levitra navegar na internet?

Utilizando um terminal Braille e ou utilizando programas leitores de tela.

O programa leitor de tela converte a informação que está na tela para uma representação textual e envia para um sintetizador de voz ou terminal Braille.

O terminal Braille é um terminal que acoplado a um teclado comum de computador que codifica as linhas da tela para representação em Braille e permite que o deficiente visual as leia.

Veja abaixo as fotos de www.amcham.com.my uma estação de trabalho com terminal braille.

Foto 1 - Power Braille
PowerBraille 1 - Estação com micro, monitor, teclado, terminal braille e caixas de som
Foto 1 - PowerBraille 2
PowerBraille 2 - Teclado sobre o terminal braille Power Braille

Foto 3 - Kts 1
KTS 1 - Visão frontal do terminal braille KTS
Foto 4 - KTS 2
KTS 2 - Visão lateral do terminal braille KTS.

Um terminal braille é muito caro, algo próximo de US$10.000 (Dez mil dólares). Devido a isto, é muito mais comum o deficiente visual utilizar apenas o programa leitor de telas.

Veja abaixo algumas animações em áudio e vídeo mostrando o acesso à um site web utilizando o leitor de telas Jaws for Windows. Clique na foto para carregar o arquivo no Windows Media Player ou baixá-la e assitir em seu player preferido.

Para funcionar corretamente os vídeos abaixo, será necessário ter instalado no seu computador programas que permitam tocar arquivos DivX, do tipo Windows Media Player e possuir o codec de vídeo DivX 3 Low-Motion e radiopontevedra.com o codec de audio mpeglayer3.

Vídeo 1 - Abrindo o Internet Explorer Abrindo o Internet Explorer. Arquivo: abrindoIE_mini.avi, tamanho: 714Kbytes.

Vídeo 2 - Leitura automática da página Leitura automática da página. Arquivo: leituraautomatica_mini.avi, tamanho: 714Kbytes.

Vídeo 3 - Navegando com a tecla TAB Navegando com a tecla TAB e acessando pontos específicos com teclas de atalho. Arquivo: navegeatalhos_mini.avi, tamanho: 1250 Kbytes.

 

3.2.2 Como pode uma pessoa cega utilizar o mouse?

Apesar do mouse ter sido um invento muito prático para as pessoas que têm a visão normal, este perde praticamente toda a sua funcionalidade para o deficiente visual, pois toda a navegação na tela é feita através do teclado.

Mesmo que você não entenda nada sobre acessibilidade digital, coloque em mente que se o seu site puder ser utilizado através do teclado, este terá grande change de ser acessível.

3.3 Base de estudo

Apesar de cheapest genuine viagra tablets existirem alguns programas leitores de tela com mais recursos de acessibilidade, esta cartilha está baseada no leitor de telas Virtual Vision 2.01, que é um programa desenvolvido por uma empresa nacional, a Micropower Link externo.

Apesar deste leitor de tela não possuir alguns recursos mais avançados como outros estrangeiros, o Virtual Vision caracteriza-se por usar um sintetizador que possui dicção perfeita da língua portuguesa, além de possuir um preço bastante acessível para os padrões brasileiros.

3.4 Exemplos utilizados nesta cartilha

Esta cartilha mostra exemplos práticos, utilizando técnicas básicas de acessibilidade, tendo como principal foco o leitor de telas Virtual Vision. Algumas das técnicas utilizadas nesta cartilha são baseadas nas recomendações WAI - Web Acessibility Initiative Link externo em Inglês - WCAG 1.0 Web Content Acessibility GuideLines Link externo em Inglês, do W3C - Word Wide Web Consortium Link externo em Inglês e outras baseadas em minha própria experiência no desenvolvimento de sites acessíveis.